Dermatoses virais

Dermatoses virais by javi_indy / Freepik

No consultório em Resende (RJ), Dra. Carolina Miranda trata as dermatoses virais: doenças da pele causadas por vírus, o que as faz contagiosas. Com o tratamento correto no início, é possível conter alguns sintomas e impedir a infecção das pessoas próximas ao paciente. Tratamentos caseiros podem piorar o quadro.

Os vírus da família dos Herpes Vírus também se manifestam como dermatoses. O Herpes Simples, presente em mais de 90% da população, não apresenta sintomas em muitas pessoas. Algumas, no entanto, apresentam lesões em volta da boca e do nariz (no caso do vírus tipo 1) ou nos genitais (tipo 2) durante crises, que podem ser causadas por queda da imunidade, exposição prolongada ao Sol ou tratamentos dermatológicos ablativos.

Já o Herpes Zoster é causado pelo vírus Varicella-Zoster, o mesmo da catapora, que permanece nas terminações nervosas da coluna vertebral depois da crise inicial da doença. O vírus pode se manifestar no futuro, quando há uma queda da imunidade, em agrupamentos de bolhas. É mais comum em idosos e normalmente ocorre apenas uma vez. Em casos mais sérios, as lesões podem ter base avermelhada ou crostas e ser extremamente dolorosas. É importante tratar logo para evitar a neuralgia pós-herpética: dor no trajeto do nervo afetado, que pode permanecer por meses ou até anos.